A importância da empatia na comunicação inclusiva

A comunicação pode ser definida como um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por signos e regras semióticas mutualmente entendíveis. Um escuta, o outro fala e a comunicação está feita. Entretanto, é muito mais do que isso porque envolve influência sociocultural, a ideologia e crenças de cada indivíduo e lembrando que a comunicação se dá muito além da palavra falada ou escrita, ela está no gestual, na voz, na vivência e na história de cada pessoa.


Pensando por esse prisma é fácil entender que uma das habilidades fundamentais da comunicação é a empatia, o se colocar no lugar do outro, mas como ela se desdobra na comunicação inclusiva? Como sabemos, a comunicação inclusiva é uma abordagem que tem como objetivo principal utilizar uma linguagem empática e isenta de estereótipos e expressões discriminatórias para atender a todos.


Sendo assim, dentro da comunicação inclusiva a empatia é o que cimenta, o que cola, o diálogo para que a comunicação aconteça, ou seja é primordial levar em consideração o ponto de vista do outro. Na comunicação inclusiva a empatia não é somente uma habilidade, mas sim um fundamento.

É fundamental ser empático, se esvaziar e se preencher com o ponto de vista do outro para praticar comunicação inclusiva.

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Renata Camargo
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, possui 25 anos de experiência em comunicação corporativa. Consultora em comunicação inclusiva, pesquisadora e entusiasta do cenário brasileiro de Diversidade & Inclusão com ênfase no papel das empresas e marcas na transformação da sociedade.

4 Comments

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