A Comunicação é revestimento e acabamento na obra da Diversidade e Inclusão

O conhecimento não é estático. A maior competência que podemos ter é aprender a aprender. Não ache que fazer faculdade é o suficiente. Teremos que agregar ao nosso currículo novas formações, se atualizar com cursos específicos de acordo com a demanda e as mudanças de caminhos profissionais. E isso acontece também em comunicação.

Em maio, finalizei mais um curso na Cásper Líbero, universidade na qual fiz Jornalismo e me formei em 1995. Fui buscar mais conhecimento sobre comunicação e diversidade e cursei Gestão da Diversidade e Inclusão com os professores Bruno Carramenha e Lia Calder e entre tantos novos aprendizados um ficou bem marcado pra mim:

Comunicação é revestimento e acabamento” – Lia Calder

Refletindo sobre a frase, comunicação é sempre parte da última etapa da obra que está sendo construída e ainda mais quando falamos de projetos de gestão da Diversidade e Inclusão dentro das empresas.
Quando comparamos a implementação da Diversidade e Inclusão nas empresas a uma obra, temos estudo preliminar e projeto, fundação, revestimento e acabamento de forma muito pragmática. Observe:

1. Estudo preliminar e projeto – É quando se estabelece os desejos e intenções entre gestores e RH, há aprofundamento nas características e demandas das pessoas empregadas com o uso de pesquisas, censo e diagnóstico. Permite-se visualizar o futuro, imaginando como seria a implantação de programas, políticas ou projetos com base nas características do negócios, das pessoas e da sociedade . Nesta fase o projeto ainda pode ser facilmente alterado, se necessário.

2. Fundação – É aqui que envolvemos todo o corpo da alta gestão para solidificação do trabalho, com capacitação de gestores e criação de grupos de afinidades para trazer o capital humano, as pessoas, ao projeto.

3. Revestimento – É nesta etapa que a comunicação entra. São realizadas campanhas e ações de desenvolvimento da Diversidade para colaboradores (as). Aqui começam a aparecer os feedbacks que podem pontuar melhorias de ações e políticas.

4. Acabamento – Quando o revestimento, que é obra interna, está realizado, a comunicação investe no acabamento do projeto de Diversidade e Inclusão, ou seja na comunicação externa. É neste ponto que são realizadas campanhas publicitárias, comunicação em redes sociais, participação de executivos em eventos e palestras sobre o tema e fomentação da cadeia de valor junto a fornecedores e clientes.

Deu para entender? Nós da BlackID Comunicação atuamos em revestimento e acabamento e podemos te ajudar a finalizar sua obra de Diversidade e Inclusão. Fale conosco.

About The Author

Avatar
Renata Camargo
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, possui 25 anos de experiência em comunicação corporativa. Consultora em comunicação inclusiva, pesquisadora e entusiasta do cenário brasileiro de Diversidade & Inclusão com ênfase no papel das empresas e marcas na transformação da sociedade.

No Comments

Leave a Reply

0-linkedin
0-insta
0-facebook

CONTATO


Vamos construir juntos uma comunicação mais diversa e inclusiva?