Investir em Comunicação Inclusiva é prioridade na jornada de Diversidade & Inclusão de 2022

Especialistas e estudiosos de Diversidade & Inclusão têm falado sobre o caminho que o tema deverá seguir em 2022. Para entender essa jornada é preciso levar em consideração os passos de D&I em 2020 e em 2021.

No ano de 2020, o assunto ganhou espaço na sociedade como nunca antes havia ocorrido, o caso George Floyd abriu espaço para essa conversa relacionada às pessoas negras e os mecanismos do racismo estrutural. E a discussão a respeito da raça negra trouxe para o cenário questões de outros grupos também minorizados. A necessidade de uma sociedade que valorizasse sua pluralidade, sua diversidade e soubesse dialogar com todas as pessoas tornou-se evidente.

Em 2021, a questão, que já permeava a sociedade, entrou nas empresas, o universo corporativo e suas marcas se mostraram mais atentos às mudanças que a sociedade apontava. A inclusão, parceira da diversidade, se fez urgente, já não adiantava mais praticar diversidade sem a real intenção de incluir.

A diversidade no mercado de trabalho não se realiza, não traz resultados como inovação e crescimento, se não houver uma força tarefa para que haja inclusão, para que haja real sentimento de pertencimento dessas pessoas que foram excluídas por tanto tempo.

Ainda no ano passado, quando a inclusão apareceu de forma mais relevante, quando a comunicação inclusiva também se mostrou necessária para que todas as pessoas se sentissem bem-vindas nesse diálogo. A tradicional comunicação corporativa, que na maior parte do tempo falava apenas com homens brancos heteros, e pior, debochava de muitos outros grupos, começou a entender que seria necessário mudar a linguagem.

Em 2022, a comunicação inclusiva será mais necessária do que nunca para que possamos avançar e abrir diálogo num cenário de polarização acentuada e de pessoas diversas sendo incluídas em espaços onde pessoas brancas não estavam acostumadas a tê-las.

Haverá uma necessidade ainda maior de comunicação entre grupos diversos em busca de entendimento e pertencimento real para a jornada seguir.

Na prática, a comunicação inclusiva fará parte da jornada de Diversidade & Inclusão das empresas com planejamento de área mais robusto, englobando canais de comunicação com linguagem inclusiva e treinamento de lideranças, equipe diretas e pessoas envolvidas dentro dessa comunicação mais inclusiva.

Em 2022, o caminho da comunicação que pontuará o nosso futuro, com representatividade e lugar de fala, para as mais diversas pessoas deverá ser ampliado e pavimentado.

A comunicação é uma poderosa ferramenta de inclusão e saber usa-la de forma adequada será soft skill das mais desejadas por empresas e marcas.

Investir em comunicação inclusiva é prioridade para 2022.

About The Author

Avatar
Renata Camargo
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, possui 25 anos de experiência em comunicação corporativa. Consultora em comunicação inclusiva, pesquisadora e entusiasta do cenário brasileiro de Diversidade & Inclusão com ênfase no papel das empresas e marcas na transformação da sociedade.

No Comments

Leave a Reply

0-linkedin
0-insta
0-facebook

CONTATO


Vamos construir juntos uma comunicação mais diversa e inclusiva?